






Atena Engenharia
9 de out. de 2023
O trabalho foi muito bem recebido pelos profissionais da área de saneamento. Destacou-se a necessidade de replicação do trabalho em outros municípios.
No dia 20 de setembro de 2.023, a Atena Engenharia apresentou no 51º Congresso Nacional de Saneamento Básico da ASSEMAE o Trabalho Técnico intitulado “Quantificação da Água Produzida na Bacia do Ribeirão Bocaina com a adoção de barraginhas e terraços”. Este trabalho foi desenvolvido pela empresa com base na metodologia por ela desenvolvida, de forma pioneira, para cálculo da eficiência das medidas conservacionistas do Projeto Bocaina.
O trabalho é fundamental para subsidiar a tomada de decisões e demonstrar a viabilidade dos investimentos que vem sendo realizados.
A metodologia desenvolvida, apresentada no Congresso, leva em conta um modelo matemático baseado em diversas características da Bacia do Ribeirão Bocaina como uso e ocupação do solo, tipos hidrológicos de solo, área de drenagem, escoamento superficial e pluviosidade.
Com a aplicação dos dados neste modelo matemático é possível identificar quais as áreas de maior potencial dentro do projeto e quantificar o volume de água retido na bacia. Essa retenção contribui durante os meses mais secos para a manutenção de nascentes e garantia do nível de água do Ribeirão Bocaina, hoje o maior manancial de abastecimento público do município de Passos.
Os resultados preliminares demonstram que as barraginhas e terraços já implantados pelo Programa Produtor de Águas na zona rural de Passos são capazes de produzir cerca de milhões de litros de água anualmente o que implica abastecer cerca de 200 residências no mesmo período.
O trabalho foi muito bem recebido pelos profissionais da área de saneamento, que reconheceram a importância da metodologia desenvolvida pela Atena Engenharia para a implantação em outros municípios bem como a sustentabilidade hídrica.
